logo seesp ap 22

 

BannerAssocie se

10/12/2021

Um prêmio a quem fez a diferença em 2021 por um Brasil melhor

 

Soraya Misleh/Comunicação SEESP

 

Sustentabilidade, inovação, empreendedorismo, excelência no combate à pandemia de Covid-19, valorização da engenharia e da ciência. Esses temas fundamentais estiveram em destaque durante a entrega pelo SEESP do Prêmio Personalidade da Tecnologia 2021 nesta quinta-feira (9/12). A cerimônia online que agraciou seis profissionais em suas áreas de atuação que fizeram a diferença num ano extremamente desafiador foi transmitida pelo canal do Youtube do sindicato.

 

A honraria, como lembrou à abertura o presidente da entidade, Murilo Pinheiro, é concedida anualmente desde 1987 pelo SEESP, por meio de seu Conselho Tecnológico, em homenagem ao Dia do Engenheiro – 11 de dezembro.

 

Trata-se de um reconhecimento àqueles que deixam sua marca em prol do bem-estar da sociedade, cuja competência, dedicação e criatividade servem de inspiração. Em sua 35ª. edição, os premiados foram Luiz Carlos Pereira da Silva (Energia sustentável), Roberto de Souza (Inovação e empreendedorismo), Maria Natividade Martins Nunes (Meio ambiente), Adalberto Felicio Maluf Filho (Transporte), Dimas Tadeu Covas (Saúde) e Angelo M. Coronel de A. Martins (Valorização profissional).

 

Clique aqui para saber mais sobre as Personalidades da Tecnologia 2021.

 

José Roberto Cardoso, coordenador do Conselho Tecnológico do SEESP, explicou que seus cerca de 250 integrantes são os responsáveis pela escolha dos homenageados do ano, a partir de ampla etapa de consultas e discussões. E frisou: “Os premiados demonstram a elevada qualidade da engenharia nacional, está no seu DNA, influenciado pelos senhores [as personalidades de 2021].”

 

Com a palavra, os agraciados

 

Diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas foi o primeiro a receber o prêmio. Médico, ele fez questão de enfatizar que o trabalho que desenvolve é também de engenharia, na “construção de moléculas, proteínas combinadas”. Ele destacou o valor fundamental demonstrado pela ciência, engenharia e biotecnologia no combate à pandemia, com o desenvolvimento e aprovação de vacinas em menos de dois anos.

 

Estendendo o prêmio aos 3.500 funcionários do Butantan, Dimas Covas ressaltou que o instituto tem cumprido sua missão. Conforme ele, imunizantes foram testados em 13 mil voluntários de 16 centros no Brasil no segundo semestre de 2020. “Em outubro/novembro já tínhamos 6 milhões de doses produzidas, e começamos a aplicar a Coronavac em 17 de janeiro de 2021, a primeira vacina introduzida no País. Isso começou a mudar a história natural da doença”, comemorou, sem, contudo, minimizar a tragédia que ceifou milhares de vidas no Brasil e no mundo.

 

Premiação das Personalidades da Tecnologia 2021. Reprodução Youtube

 

Assegurando que já há uma segunda vacina em teste, salientou sua felicidade de “ver a ciência vencer, em curto espaço de tempo e com segurança”. Também enfatizou a “força e pujança do setor produtivo nacional”, revelando seu orgulho em ser agraciado como Personalidade da Tecnologia em Saúde.

 

Uma vitória crucial ao reconhecimento dos engenheiros brasileiros culminou no merecido prêmio na categoria Valorização profissional ao senador Angelo Coronel: a garantia no Congresso Nacional da manutenção do piso (Lei 4.950-A/1966), derrotando ameaça de sua revogação a partir de jabuti (matéria estranha à proposição) introduzido na Medida Provisória 1.040/2021. À homenagem, o parlamentar asseverou: “No Senado uma de nossas premissas é a valorização profissional de todas as categorias. A primeira demanda [após assumir a cadeira] foi da minha, como engenheiro civil, que vem sofrendo muito principalmente neste período.”

 

Ele informou que sua atuação nesse sentido garantiu o reconhecimento da categoria e de outras duas da área da saúde no Legislativo: enfermeiros e fisioterapeutas. “Isso é obrigação do Congresso, dar dignidade às pessoas que ralaram no banco da faculdade ou da escola técnica. Sou um senador a favor das causas justas”, finalizou, colocando seu mandato à disposição da valorização profissional.

 

Outro tema fundamental ao enfrentamento de desafios atuais, projetos voltados à transição energética, conservação e eficiência, marcou a homenagem a Luiz Carlos Pereira da Silva. Professor associado da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e coordenador do projeto Campus Sustentável, ele apresentou, ao receber o prêmio na categoria Energia e sustentabilidade, essa iniciativa importante em meio à emergência climática, que conta com parcerias como da Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) e o trabalho dedicado de 150 pessoas, muitos alunos de graduação.

 

Seu objetivo, revelou, é “mostrar à sociedade que é possível avançar na sustentabilidade”, com menos desperdício, aumento da capacidade de geração de energia renovável, eletromobilidade. “O campus tem funcionado como um laboratório. Em quatro, cinco anos, houve redução em torno de 10% no consumo de energia na universidade. Isso transbordou os muros da Unicamp. Além de convênio com o Governo do Estado de São Paulo, estamos agora colaborando com comunidades indígenas da Região Amazônica que querem substituir energia a diesel por renovável.”

 

Sustentabilidade foi também destaque à premiação de Maria Natividade Martins Nunes na categoria Meio ambiente. Expressando sua “gratidão, orgulho e emoção em fazer parte dessa galeria”, ela enfatizou sua trajetória de “35 anos de engenharia em prol da preservação da qualidade do meio ambiente, que coincide com a 35ª. edição do Prêmio Personalidade da Tecnologia”.

 

Formada engenheira química em 1982, a agraciada lembrou as poucas mulheres nas graduações da área à época. Destacou ainda sua especialização no segmento em que atua, desenvolvida em 27 anos de trabalho na Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Atualmente diretora técnica da Ekogreen Assessoria Empresarial, Maria Natividade apontou: “A engenharia está presente em várias áreas da vida humana. O desenvolvimento sustentável e a redução das desigualdades cada vez mais vão demandar a profissão, a pesquisa tecnológica, assim como a necessidade de regeneração e restauração de ecossistemas, o que abre oportunidades na área ambiental.” E concluiu: “Temos a responsabilidade de cumprir a missão da engenharia em prol de um mundo melhor.”

 

O tema da sustentabilidade urbana e “transformação para uma economia verde” também esteve em pauta na homenagem a Adalberto Maluf na categoria Transporte. “Precisamos cada vez mais buscar cidades mais sustentáveis, que priorizem o transporte público e a melhoria da qualidade de vida. A eletrificação da mobilidade é o centro dessa nova economia”, sublinhou.

 

Ele estendeu o prêmio a todos os filiados às diversas entidades que integra – associações brasileiras de Veículos Elétricos (ABVE), Geração Distribuída (ABGD) e Energia Solar Fotovoltaica (Absolar). “Que sirva de inspiração para se deixar um futuro melhor às novas gerações”, finalizou.

 

Ao encontro dessa busca, Roberto de Souza foi agraciado como Personalidade da Tecnologia em Inovação e empreendedorismo. Atuando há 30 anos para, como afirmou, “inspirar mudança positiva na construção civil e na sociedade”, ele revelou as conquistas alcançadas nessa direção, a partir da inovação, tecnologia, qualidade, sustentabilidade e empreendedorismo dentro do setor. Como resultado, Souza – que é CEO do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), o qual conta 185 profissionais, entre os quais de diversas modalidades da engenharia – revelou que houve revisão de normas técnicas, redução dos desperdícios na área e maior satisfação do cliente.

 

“Há 14 anos introduzimos o conceito de greenbuilding [construção verde], que alia eficiência energética, qualidade do ar, gestão de resíduos, economia de água e conforto térmico e acústico nas edificações. O impacto é brutal”, comemorou. De acordo com ele, agora tem-se um grande ecossistema com a Rede de Construção Digital, que garante inovação compartilhada na cadeia tecnológica, sob os princípios ESG (ambiental, social e governamental, na tradução para o português). “A pandemia acelerou esse processo. Não dá para continuar como antes, é preciso ir na direção do desenvolvimento sustentável, ao que as empresas têm a responsabilidade de criar parâmetros e premissas.”

 

Cardoso observou que as Personalidades da Tecnologia de 2021 evidenciaram a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) apresentados pela Organização das Nações Unidas (ONU). “Todos os premiados estão envolvidos em projetos para atingir suas metas. É a engenharia cumprindo seu papel. A ação que os senhores estão realizando renova as esperanças de um mundo melhor.”

 

Ao agradecer os homenageados pelo trabalho realizado em prol dos brasileiros, Murilo lembrou a importância de se fortalecer a sociedade civil organizada na defesa dessas questões. “A solidariedade é passo fundamental ao crescimento nacional e mundial.” Sob essa ótica, o presidente do SEESP levantou a bandeira da engenharia unida, iniciativa da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) com a adesão do sindicato rumo a articulação dos profissionais e entidades da área tecnológica por desenvolvimento sustentável com valorização profissional.

 

Confira a solenidade de premiação na íntegra:

 

 

 

Lido 1440 vezes
Gostou deste conteúdo? Compartilhe e comente:
Adicionar comentário

Receba o SEESP Notícias *

agenda