logo seesp ap 22

 

BannerAssocie se

Um guia para se encantar com a engenharia e pensar o futuro

Avalie este item
(1 Votar)

Murilo Pinheiro – Presidente

 

MuriloArtigoA engenharia está diretamente ligada ao desenvolvimento, ao bem-estar da população e à preservação ambiental. Onde existe engenharia há geração de riqueza com uso racional dos recursos naturais, segurança e conforto para as pessoas, inovação e ganhos de produtividade; se ela falta, há desperdício, acidentes e ineficiência.

 

Essa nossa empolgação com a profissão está traduzida na publicação digital que o SEESP lançou em 26 de janeiro último, o “Guia das Engenharias”, que apresenta ao público interessado 28 modalidades da profissão, pela perspectiva dos estudantes e dos coordenadores de curso.

 

Os textos, produzidos originalmente ao longo de 2021 para celebrar as datas comemorativas, contemplam também novas áreas, ainda não captadas pelas efemérides oficiais, que são importantes oportunidades de formação e atuação.

 

A publicação, que não pretende ter caráter enciclopédico, oferece conteúdo que contextualiza as modalidades, descortinando sua relevância e possibilidades, bem como traz as informações essenciais, como perfil do egresso, carga horária, disciplinas, legislação pertinente e mercado de trabalho.

 

551EditorialAlém de se constituir em convite entusiasmado para que os vocacionados escolham sua área de interesse e ingressem no mundo da engenharia, o "Guia" dá dimensão importante da transformação da profissão em seus segmentos tradicionais e do surgimento das novas engenharias, respondendo aos desafios da humanidade que já se colocam e estarão presentes no futuro próximo.

 

Entre as grandes questões a serem tratadas, a necessidade premente de realizar a transição para o uso maciço de fontes energéticas limpas, tendo em vista a urgência em conter o aquecimento global; o aprimoramento da produção agrícola de forma a preservar o ambiente e ganhar produtividade, tendo como resultado, além de commodities que beneficiem a balança comercial, alimentação de qualidade aos povos do mundo; ou ainda extrair avanços e conhecimento, de forma ética e responsável, do universo digital e da enormidade de dados gerados pelas inúmeras atividades cotidianas realizada por todos atualmente.

 

Ou seja, fica evidente que o destino da engenharia é cada vez mais atuar com o olhar à frente e construir o novo. Percebe-se ainda – e isso é crucial – que, juntamente com sólida formação e competência, trata-se de ofício que exige responsabilidade e compromisso ético com o bem comum, o que demanda certamente enorme dedicação. A grande recompensa aos que fizerem essa opção será um universo de possibilidades e realizações, não só visando o sucesso pessoal, mas a chance de contribuir efetivamente com a construção de um mundo melhor.

 

Um viva à engenharia e aos seus profissionais!

 

Clique aqui e acesse a publicação 

 

Imagem do destaque – Foto: Shutterstock | Arte: Eliel Almeida 

 

 

 

 

 

 

Adicionar comentário

Receba o SEESP Notícias *

agenda