Image

Brasil
Racismo estrutural brasileiro exclui negros da engenharia

As estatísticas dos Conselhos Federal e Regionais da Engenharia e Agronomia (Sistema Confea/Creas), referência oficial para o tema, não informam o perfil racial dos inscritos no órgão, mas sabe-se que pessoas pretas e pardas – que compõem a população negra e representam 54% dos brasileiros – têm presença escassa na profissão e nas escolas.

Leia mais.

Capacitação
Empreendorismo para profissionais e estudantes de Engenharia

A parceria SEESP e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), de São Paulo, prossegue com mais três encontros online síncronos nos dias 23 e 25 de novembro e 2 de dezembro. Os interessados devem se inscrever no link https://bit.ly/sebraeeseesp. A atividade é totalmente gratuita, por isso garanta já a sua vaga. Inscreva-se.

Leia aqui.

Engenharia elétrica

Protagonismo no desenvolvimento econômico

A profissão de engenharia elétrica surgiu no início do século XX, no País, para atender demandas relacionadas à eletrificação de centros urbanos, na evolução industrial com a utilização da eletricidade de forma abrangente nos processos produtivos, Quem fala sobre a atividade o é o professor Alexandre Rocco, da Universidade Santa Cecília (Unisanta), em Santos. Leia aqui.

Segurança do Trabalho

Engenharia para prevenir acidentes e salvar vidas

A engenharia de segurança do trabalho tornou-se uma das principais preocupações da sociedade moderna, ao lado da gestão da saúde e do controle ambiental. A modalidade é uma especialização normatizada pelo Parecer nº 19/1987, do Conselho Federal de Educação, que fixou “um currículo básico único e uniforme para a pós-graduação”. Leia aqui.

Image