Image

Engenharia Mecânica

A profissão que se reinventa e se expande com as novas tecnologias

Com cerca de 103 mil engenheiros mecânicos em todo o País, a profissão é considerada um dos ramos mais populares da engenharia. A atividade cuida do projeto, da construção, da análise, da operação e da manutenção de sistemas mecânicos. O ofício se reinventa e fica ainda mais importante no mundo das tecnologias emergentes, avalia o nosso entrevistado, o professor Oswaldo Horikawa [foto], para quem o campo de atuação se diversifica e se expande. Leia aqui.

Qualificação
Plataforma gratuita de análise estrutural para engenheiros

Inclusão digital e disseminação do conhecimento. Essas foram as palavras-chave que motivaram o engenheiro mecânico Renato Teixeira Vargas [foto] a se dedicar à criação de uma plataforma pública e gratuita, a Relief, para viabilizar a transferência de tecnologia CAE e promover a inclusão das pequenas e médias empresas (PMEs) no mercado sob o paradigma da inovação, utilizando softwares livres. A plataforma, reforça Vargas, é totalmente gratuita e pública.
Leia aqui.

Engenharia de Agrimensura
Dos faraós às tecnologias atuais: a agrimensura hoje

A agrimensura é uma das ciências mais antigas da humanidade. A atividade está presente nos mais diversos segmentos: de obras de infraestrutura, cadastros técnicos multifinalitários ao georreferenciamento de imóveis urbanos e rurais. Quem fala sobre a profissão é a engenharia agrimensora Amanda Pereira Silva [foto], envolvida em projetos de sustentabilidade e que vem utilizando as novas tecnologias para garantir maior precisão e aumento de dados de forma mais rápida.

Leia aqui.

Emprego e Estágio
John Deere e Boehringer Ingelheim requisitam estudantes de Engenharia para programas de estágio

A Companhia de Estágios, parceira da área Oportunidades na Engenharia do SEESP, está com importantes programas de estágio abertos para estudantes de diversos cursos de graduação, como os de Engenharia. Destacamos os programas da empresa de máquinas agrícolas John Deere e da companhia farmacêutica Boehringer Ingelheim.

Leia mais aqui.

Image