Image

Diversidade e inclusão
A informação salva do preconceito, diz engenheiro

A área Oportunidades na Engenharia do SEESP reforça a importância do olhar, das ações e de políticas empresariais, institucionais e públicas que celebrem, acolham e respeitem a diversidade de forma real, em todos os seus sentidos e aspectos humanos. Nesta edição, entrevistamos o engenheiro de produção Miguel Pasqualetto Filpi, um homem trans. Neste 28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, data que marca a luta pelos direitos em todo o mundo. Nesta data em 1969, policiais estadunidenses reprimiram os gays frequentadores do bar Stonewaal Inn.

Leia aqui

Engenheiro de Petróleo e Gás

Da exploração à distribuição de hidrocarbonetos

Para celebrar o Dia da Engenharia de Petróleo, 29 de junho, a área Oportunidades na Engenharia entrevistou Marcos Paulo Freesz com 21 anos de profissão. Atualmente, de acordo com estatísticas dos conselhos federal e regionais da categoria (Sistema Confea-Creas), o Brasil tem 2.714 profissionais registrados no ofício.

A engenharia de petróleo é o ramo que trata de todos os aspectos relacionados à produção, transporte, processamento e distribuição de hidrocarbonetos, que podem ser óleo ou gás natural. Saiba mais nessa bela entrevista.

Leia aqui

Engenheiras
Mulher é sinônimo de luta, superação e transformação

O Brasil tem, hoje, em registros ativos junto aos conselhos federal e regionais da engenharia (Sistema Confea-Creas), 205.844 mulheres na profissão, o que dá 19,46% em relação ao total de profissionais no País, que é de 1.057.809. Estudantes e profissionais já formadas e atuantes na área falaram com a área Oportunidades na Engenharia, pelo Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho. Leia aqui

Artigo
Texto e contexto: reflexões sobre postagem no LinkedIn

Produzir conteúdo no LinkedIn não é “bicho de sete cabeças”. Como tudo na vida, principalmente na profissional, é necessário reforçar, ou dobrar, a atenção no campo no qual estamos pisando. Se o “campo” é a comunicação, aquela relação que estabelecemos com o outro por algum motivo – no nosso caso, a razão é estritamente profissional –, então devemos planejar alguns passos simples para não cairmos na “armadilha” de falar-escrever por impulso para depois se arrepender. É assim que deve-se fazer as postagens nesta rede profissional. Leia aqui

Image