Image

Dia do Estagiário

Estágio dentro da lei e responsável desenvolve futuros e bons profissionais

Há 14 anos, a Lei nº 11.788/2008 transformou sensivelmente, e para melhor, o estágio no Brasil. “Os estagiários deixaram de ser uma mão de obra barata, aquele que faz o que ninguém quer fazer”, pontua Jéssica Gondim [foto], Gerente de Projetos da Companhia de Estágios. É com essa transformação positiva que celebramos o Dia do Estagiário, neste 18 de agosto, com muitas dicas. A reportagem.

Excelência profissional

Engenheira, professora e mãe neuroatípica: com a palavra, Simone Ramires

Quem, por algum motivo, conhece a professora Simone Ramires [foto], da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), saberá que estamos falando de uma profissional ativa, sempre disposta a colaborar e compartilhar seus conhecimentos e abraçar uma boa causa, seja na engenharia ou na vida social. Engenheira civil formada, em 2002, Ramires é docente desde 2014, com passagem na na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Nesta entrevista, ela fala da importância da mulher na engenharia.

A matéria.

ESG
Uma ruptura com o modo de produção predatório

Da primeira revolução industrial, em meados do século XVIII, aos tempos atuais, os modos de produção passaram por muitas mudanças tecnológicas. Mas, hoje, o que está colocado para o mundo econômico, adverte a engenheira química Ana Luísa Mayumi [foto], é a sobrevivência humana na Terra. Para além da maximização do lucro, precisa-se de muita consciência para evitar ainda mais desgaste do meio ambiente. “Não podemos pensar em economia neutra, mas em economia regenerativa”, destaca a engenheira. É nessa perspectiva que entra a estratégia ESG - acrônimo em inglês para as palavras environmental, social and governance, ou, em português, ambiental, social e governança.
A entrevista.

Image