Image

Excelência profissional

Formação do engenheiro precisa ter pilares sociais e ambientais fortes

Anderson do Nascimento Pereira, mais conhecido como Mancuso, é engenheiro químico e professor do curso de Engenharia de Petróleo e Ambiental na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), campus Baixada Santista – litoral paulista. Nesta entrevista especial, o docente apresenta reflexões importantes sobre o exercício da engenharia à luz de um mundo que combina avanços tecnológicos importantes e irrefutáveis à humanidade com esgotamento de recursos naturais e prejuízos ambientais que vem causando apreensão climática.

A entrevista completa aqui.

Mercado de trabalho

Empresas e startups abrem vagas na área tecnológica

Algumas recrutadoras e empresas já se preparam para abertura de novas vagas para este segundo semestre de 2022. O mercado de trabalho se movimenta na direção de posições principalmente na área tecnológica. Neste momento, cinco grandes empresas estão contratando profissionais para diversas áreas: tecnologia, infraestrutura, entre outras. A maioria das oportunidades tem início imediato, no formato remoto, híbrido e presencial. Para facilitar a aproximação dos profissionais, o Oportunidades na Engenharia fez a descrição das vagas com os links específicos. As vagas.

Inclusão
Mulheres Positivas e Infojobs oferecem mais vagas às profissionais

O aplicativo Mulheres Positivas, cujo objetivo é promover o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, acaba de firmar parceria com a Infojobs, plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos. Com isso, ajudam a ofertar cerca de 71 mil vagas nas mais diversas áreas de atuação para as usuárias de todo o Brasil.

Confira a plataforma aqui.

Qualificação
MBA em Ciências de Dados: oportunidade para aprimoramento profissional

O Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria (CeMEAI), com sede no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos, abriu processo seletivo para o MBA em Ciências de Dados. O curso é voltado para profissionais com formação universitária em engenharia e também em ciência da computação, economia, administração, estatística, sistemas de informação e áreas correlatas que desejem se aprimorar em ciências de dados. Confira aqui.

Image