Image

Engenharia química

Compromisso com o planeta, não apenas com o lucro

Para a engenheira química Zuzilene da Silva Evangelista [foto], no século XXI, a profissão precisa se reposicionar e se desenvolver longe de conflitos bélicos, da super exploração dos recursos naturais ou ligados à intolerância, “precisamos ligar esse saber à transformação do mundo, para que este transforme indignidade em dignidade, ódio em afeto e desrespeito em respeito. O desenvolvimento da área precisa estar ligado a questões mais nobres, como o bem-estar das pessoas e do planeta”.

É o recado no Dia do Engenheiro Químico, neste 20 de setembro.

Confira a entrevista aqui.

Excelência profissional

O coprocessamento da Votorantim Cimentos

Engenheira ambiental e sanitarista formada pela Universidade de Taubaté (Unitau), Larissa Dias [foto] foi contratada pela Votorantim Cimentos, em 2016, para atuar na unidade de gestão de resíduos e coprocessamento, a Verdera. Hoje ela é Gerente Comercial da unidade para a região Sudeste. “Nosso foco é atuar na cadeia de soluções ambientais, gerando um novo valor para os resíduos e energia alternativa limpa e segura para os fornos de cimentos da empresa”, explica. A matéria aqui.

Ensino & Mercado
Engenharia: educação do futuro e profissional nexialista

A pandemia da Covid-19 fez com que instituições de ensino superior se aprimorassem em recursos tecnológicos e humanos para facilitar e garantir o aprendizado. Ao mesmo tempo, cresce o olhar para o profissional nexialista, que não é o generalista, mas o que consegue criar nexos entre os saberes e técnicas. Quem fala sobre os dois temas é o reitor do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), José Carlos de Souza Júnior [foto]. Leia aqui.

88 anos
A mulher na engenharia: reivindicações, desafios e perspectivas

Na comemoração dos seus 88 anos, nesta quarta-feira (21/9), o Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (SEESP) celebra sua longa trajetória de trabalho e luta, aprofundando seu compromisso com a justiça social e a igualdade, e lança o Núcleo da Mulher Engenheira. A atividade será híbrida e terá início às 10h. O evento é aberto ao público, basta se inscrever pelo link www.seesp.org.br/inscricao. Saiba mais aqui.

Image