Image

Engenharia Agronômica

Formação essencial à  sustentabilidade 

O Brasil tem atualmente 120.352 engenheiros agrônomos, quadros essenciais à geração de riqueza, à balança comercial brasileira e à segurança alimentar. Em homenagem a esses profissionais – cujo dia  é comemorado em 12 de outubro –, o SEESP conversou com o engenheiro agrônomo Marco Antônio da Silva, diretor técnico da Semear Engenharia Agronômica. Natural de Minas Gerais e vivendo há 18 anos em Goiás, ele conta sua trajetória, aborda a importância do trabalho e alerta: a modalidade é dinâmica, exigindo constante atualização.  

Leia aqui

Engenharia de Alimentos

Profissional é chave para combater o desperdício 

Em entrevista, Laura Emilia Carlos fala sobre a opção pela Engenharia de Alimentos – cujo dia é comemorado em 16 de outubro. Gerente de Qualidade da Marilan, segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil, ela se diz apaixonada pela área, que hoje reúne cerca de 6 mil profissionais no País, em sua maioria mulheres. Esse contingente tem, entre seus desafios, colaborar para a segurança alimentar da população e combater o desperdício. 

Leia aqui

Engenharia Civil
Área estratégica na construção e desenvolvimento do País

Mais antiga das modalidades, existente desde o período colonial, segue essencial ao Brasil. Os quase 420 mil profissionais registrados têm como função elaborar projetos, gerenciar obras e controlar a qualidade de empreendimentos, entre outras. Para homenagear o Dia do Engenheiro Civil, celebrado em 25 de outubro, o SEESP ouviu Alan Henrique Gonçalves, sócio-diretor da Rieli Mendes Engenharia, formado em 2012.
Leia aqui

Ensino & Mercado
Engenheiros devem cultivar a imaginação e apreciar o belo 

Para o matemático e professor de Lógica Walter Carnielli, é fundamental que os profissionais lancem mão de ferramentas que lhes permitam ir além da formação técnica. “O mercado não quer só alguém que aprendeu cálculo 2 ou 3”, afirma. Segundo ele, o uso de tecnologias como o Unreal Engine (em aplicação na foto), que simula ensaios em construção, por exemplo, exige imaginação e criatividade.
 Leia aqui.

Image